Mini Curso de Cavaquinho

 Sejam bem Vindos.
  • Aula 1
  • introdução ao cavaquinho.














Devemos saber que o instrumento tem a seguinte afinação NATURAL.
4° corda....Ré...D
3º corda....Sól..G
2º corda....Sí...B
1º corda....Ré...D
     Ps; para ajudar afinar o instrumento coloquei um DIAPASÃO na tela a direita. Basta teclar a nota.
       
  1.  Representação dos dedos em numeros.
  •     Dedo indicador 1
  •     Dedo médio     2
  •     Dedo anular    3
  •     Dedo minimo    4
  •         Exemplo  
     Vamos fazer o acorde Ré maior como exemplo.
   D = Ré
   |----|-4- |----|----|---|
|----|----|----|-1--|---|
|----|----|-2--|----|---|
|----|-3--|----|----|---|

    
3. Sequencia de QUADRADOS Maiores com a preparação de acordes:

Dó Maior.

C  Dó 
|----|----|----|-o--|----|
|----|----|----|----|----|
|----|----|----|----|-o--|
|----|----|----|-o--|----|
A7   Lá c/sétima
|----|----|----|-o--|---|
|----|----|----|----|---|
|----|----|----|-o--|---|
|----|----|----|-o--|---|
Dm  Ré menor
|----|----|--o-|----|----|
|----|----|----|-o--|----|
|----|----|--o-|----|----|
|----|----|--o-|----|----|
G7  Dó c/sétima
|----|----|-o--|---|---|
|----|-o--|----|---|---|
|----|----|-o--|---|---|
|-o--|----|----|---|---|


Ré Maior

D  ré maior   
|----|-o--|----|----|---|
|----|----|----|-o--|---|
|----|----|-o--|----|---|
|----|-o--|----|----|---|
B7   Lá c/sétima
|----|--o-|----|----|---|
|----|--o-|----|-o--|---|
|----|----|----|----|---|
|----|--o-|----|----|---|
E  Mí menor
|--o--|----|----|----|----|
|-----|--o-|----|----|----|
|--o--|----|----|----|----|
|--o--|----|----|----|----|
A7  Lá c/sétima  4° casa   
|----|----|-o-|----|---|
|----|-o--|---|----|---|
|----|----|-o-|----|---|
|-o--|----|---|----|---|

Mí Maior

E  Mí Maior na 3º casa
|----|-o--|----|----|---|
|----|----|----|-o--|---|
|----|----|-o--|----|---|
|----|-o--|----|----|---|

C#7 dó sustenido c/sétima na 3º casa
|----|--o-|----|----|----|
|----|--o-|----|-o--|----|
|----|----|----|----|----|
|----|--o-|----|----|----|
F#m Fá sustenido menor
|----|-o--|----|----|----|
|----|----|----|-o--|----|
|----|----|----|-o--|----|
|----|-o--|----|----|----|

B7 Sí c/sétima
|----|--o-|----|----|----|
|----|--o-|----|-o--|----|
|----|----|----|----|----|
|----|--o-|----|----|----|
  • Sequencia de QUADRADOS Maiores 
·     DÓ - C | A7  | Dm  | G7
·     RÉ - D | B7  | Em  | A7
·     MÍ - E | C#7 | F#m | B7
·     FÁ - F | D7  | Gm  | C7
·     SOL- G | E7  | AM  | D7
·     LÁ - A | F#7 | Bm  | E7
·     SÍ - B | G#7 | C#m | F#7

·   Sequencia de QUADRADOS menores.
·     Cm | C7 | Fm  | G7
·     Dm | D7 | Gm  | A7
·     Em | E7 | Am  | B7
·     Fm | F7 | Bbm | C7
·     Gm | G7 | Cm  | D7
·     Am | A7 | Dm  | E7
·     Bm | B7 | Em  | F#7

Siguinificado das letras e simbolos.
b= bemol
#= Siguinifica Sustenido.
m= Menor.
M= Maior.
+=    Aumentado.

OBS: DEVEMOS SABER QUE: NA CIFRAGEM DAS MUSICAS 
A COLOCAÇÃO DE PARENTESES .EXEMPLO Am7(9) DEFINEM A TENÇÃO DO ACORDE.
E O SINAL DE + TEM A DEFINIÇÃO DE AUMENTADO.EXEMPLO C5+

Bom pessoal! 
É primordial saber que: tocando as cordas soltas no cavaco temos como base de estudo os seguintes numeros:
4° corda....Ré...D solta=40
3º corda....Sól..G solta=30
2º corda....Sí...B solta=20
1º corda....Ré...R solta=10
Ps; O ideal é memorizar as notas no braço do cavaco.
  • Aula 2:
  • Exercícios para soltar os dedos:
  • 1Cromática simples:
Tocar sequencia duas(02)vezes em cada corda.         
0 1 2 3 4 4 3 2 1 0
         4     3   2    1   0
|----|--4-|--3-|-2--|-1--|D 0 zero é solta sobe e desce. 
|----|----|----|----|----|G
|----|----|----|----|----|B
|----|----|----|----|----|D
Obs: zero é tocado com a corda solta

2. Cromática com ligadura.
 0 1 2 3 4 5 5 4 3 2 1 0

3. Dedo mínimo 1
    4 3 4 2 4 1

4. Dedo minimo 2
1434  (tocar 4 vezes)
2434  (tocar 4 vezes)

5.Dedo Minimo 3
Posição: 42 44 45 47 (Tocar 4 vezes).

6.Martelo Simples:
posiçaõ: 42 34 25 17 (Tocar 4 vezes).

7.Martelo Duplo:
(13)(24)(34)(12)(23)(14)
Ps;Em breve farei um vídeo explicando o exercício acima.

Cromatica com 3 oitavas:
tocar as seguintes notas:

  •   Aula 3
  • 9.Independencia dos dedos.
   tocar quatro fezes cada fase direto:
Feito somente na corda Ré 4º
     1234    3124
     1324    3214          
     1423    3412
     
     2134    4123
     2314    4213
     2413    4312
  
   Aula 4
  • 10. Arpejo Simples
  • com as cordas soltas, ok!

1º    uma   palhetada por corda.
2º    ↓↑    palhetada por corda.
3º    ↓↑↓   palhetada por corda.
4º    ↓↑↓↑  palhetada por corda.
               tocar 4 vezes por fase.

Aula 5
11.Exercício prático de preparação de acordes Maiores:
C-C7  F-F7  Bb-Bb7  Eb-Eb7  Ab-Ab7  Db-Db7  F# - F#7 B-B7     E-E7  A-A7  D-D7  G-G7  C

6. Musicas quadradas maiores

• (dó)C
Zé miningiti – malandro é malandro – Rebolation – Devagar miudinho.
To dentro to fora -

• (Ré)D
Armadilha – Ela entrou na dança - Rosinha

• (Mí)E
Samba das moças – Chico da curimba – Delegado Chico palha.

• (Fá)F
Ô Irene – vai lá vai lá – A macumba da nega é boa – Lua vai – SPC
Pretinho da serrinha – Teu sorriso não pode chorar – vem aí
Dança da vassoura* - Samba diferente* -

• (Sól)G
Barata da vizinha – Estrela da paz – Casa de bamba
Dança da mãozinha* - Brincadeira da tomada *


• (Lá)A
Bole bole – Onda* - Vem neném* 

• (Bí)B
Conflito – pra fazer a cabeça tem hora.
Aula 6
Estudo das escalas:
Como fazer escalas tons Maiores:

DICA: PARA ACHAR UM RELATIVO MENOR DE UM TOM MAIOR 
BASTA DESCER UM TOM E MEIO OU O SEXTO(6º) GRAU DA ESCALA CONRRESPONDENTE.
OBS: Os relativos menores serão usados para formação das 
escalas menores.
FORMULA:
        T     T       ST     T       T       T      ST          Relativo menor
DO(C)  RÉ(D)  MÍ(E)   FÁ(F)  SÓL(G)  LÁ(A)   SÍ(B)   DÓ(C).   RL Am

RÉ(D)  MÍ(E)  FÁ#(F)  SÓL(G) LÁ(A)   SÍ(B)   DÓ#(C)   RÉ(D).  RL Bm

MÍ(E)  FÁ#(F) SÓL#(G) LÁ(A)  SÍ()    DÓ#(C)  RÉ#(D)   MÍ(E).  RL C#m

FÁ(F)  SÓL(G) LÁ(A)   SÍb()  DÓ(D)   RÉ(D)   MÍ(E)   FÁ(F).   RL Dm

SÓL(G) LÁ(A)  SÍ(B)   DÓ(C)  RÉ(D)   MÍ(E)   FÁ#(F)  SÓL(G).  RL Em

LÁ(A)  SÍ(B)  DÓ#(C)  RÉ(D)  MÍ(E)   FÁ#(F)  SÓL#(G) LÁ(A).   RL F#m

SÍ()   DÓ#(C) RÉ#(D)  MÍ(E)  FÁ#(F)  SÓL#(G) LÁ#(A)  SÍ(b).   RL G#m
Aula 7
Como fazer escalas tons Menores Naturais:
                                           Aula8
                     Como fazer escalas de tons Relativos:
batida de partido alto
variação de batidas cavaco
frases com dobrados
batida de samba enredo

Aula 9
                                                                     Aula 10
Aula 11
            Aula 12
   Shaps Maiores cavaquinho:
            Aula 13



4 comentários: